fechar× LigueWhatsapp (11) 96191-1564 Telefone Fixo (11) 96191-1564 | Vivo (11) 961911564 | Nextel (11) 97583-3248
Entenda por que alguns cachorros comem fezes

A coprofagia é um problema relativamente comum no mundo dos cães e consiste no hábito dos animais ingerirem fezes. Na maioria dos casos, os cães coprofágicos comem as próprias fezes, mas podem também ingerir os dejetos de outros animais e de seres humanos, tendo o risco de contraírem infecções parasitárias e outras enfermidades encontradas nas fezes.

Geralmente, os proprietários ficam horrorizados ao verem este tipo de comportamento, já que para os humanos é muito desagradável ver esta situação, contudo para os cães, as fezes representam apenas alimento processado e se elas tiverem odor interessante e atrativo, não há por que rejeitar.

Não são todos os animais que apresentarão esse comportamento, mas é importante entender as causas mais comuns da coprofagia canina. Veja a seguir as possíveis causas:

Deficiência Alimentar:qualquer situação em que falte nutrientes pode fazer com que o cão busque nas fezes de outros animais os nutrientes que estão em falta no seu organismo. As fezes podem ser palatáveis e nutritivas para o animal, sendo considerado um petisco para o cão. A presença de parasitas pode demonstrar uma deficiência nutricional.Super alimentação: fornecer alimentação especialmente a base de ração uma única vez ao dia pode sobrecarregar o sistema digestivo e causar uma má digestão. Assim, as fezes apresentam um alto grau de produtos alimentares não digeridos, e mais tarde sentindo fome o animal se alimenta destes excrementos.: mudanças bruscas de ambiente e a solidão podem levar o cão a ficar depressivo e estressado e essa ansiedade pode ter a coprofagia como uma forma de escape.Falta de atenção dos donos: sabendo que o ato de comer cocô aumenta a atenção de seus donos em relação à ele (mesmo que de forma negativa), o cão pode desenvolver o problema por querer mais carinho e cuidados.Medo de punições: ao notar que é punido quando defeca em lugares inapropriados, o cachorro pode comer suas fezes para evitar castigos de seus donos.

 Descobrir a origem do problema é a melhor forma de encontrar uma solução, já que este hábito pode ocasionar diversas complicações e doenças na vida do pet.  Ao notar o comportamento, o animal deve ser levado ao médico veterinário, que determinará a causa exata do problema e instituirá o tratamento mais adequado.

Fontes:

Pet redePet.vet

Web Animal
, 28/05/2020

Entre em contato